Olá seja muito bem vindo ao Blog Fisioterapia BSB, hoje vamos falar de um assunto que é bastante comum dentro do meio da Fisioterapia, que é a Reabilitação Pulmonar através da Ajuda de um fisioterapeuta.

Então vamos aprender mais sobre O que é Reabilitação Pulmonar? E sem mais delongas, desejamos uma boa leitura, esperamos contribuir mais com mais este novo conhecimento, Aproveite bastante.

Você fica com falta de ar? Você foi diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)?

Você foi internado recentemente devido a uma exacerbação de uma doença respiratória?

A reabilitação pulmonar é essencial para o manejo de pessoas com doenças respiratórias crônicas. É especialmente importante para aqueles com sintomas persistentes ou diminuição da capacidade de realizar tarefas diárias.

Considerando a natureza de longo prazo da doença respiratória, a reabilitação pulmonar é frequentemente realizada como um programa durante um período de 8 a 12 semanas. Na Reabilitação Ativa, nossos Programas de Reabilitação Pulmonar são oferecidos como um programa individual ou em grupo.

Está bem documentado que as doenças cardiorrespiratórias afetam não apenas o coração e os pulmões diretamente, mas podem impactar amplamente nos sistemas músculo-esqueléticos, sensoriais e psicossociais.

Portanto, os Programas de Reabilitação Pulmonar visam reduzir os sintomas, diminuir a incapacidade, aumentar a participação em atividades físicas e sociais e melhorar a qualidade de vida geral. Esses objetivos são alcançados através de:

  • Educação: do paciente e da família
  • Treinamento individualizado para exercícios: para aumentar a resistência e a saúde geral
  • Técnicas de controle da respiração e falta de respiração
  • Entrada Social / Comportamental: Oportunidade para interação social e intervenção comportamental
  • Reavaliação regular: através de medidas de resultados baseadas em evidências

Sua reabilitação será adaptada às suas necessidades exclusivas e outros membros da equipe multidisciplinar, como farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas, estarão envolvidos conforme necessário.

Considerações finais sobre a reabilitação Pulmonar

Sabemos que estamos predispostos a adquirir enfermidades e comprometer as funções normais do nosso corpo, seja ele através de acidentes ou outros meios.

Podemos aprender que existem áreas d medicina que nos ajuda, auxilia a retomada dos movimento do nosso corpo, estamos falando do Fisioterapeuta, que se especializa nas mais diversas áreas dentro da fisioterapia.

Muito bom poder contar com este profissional que atua diretamente na recuperação das funções motoras do nosso corpo, então sempre em caso de reabilitação motora, lembre-se deste profissional que atua diretamente na recuperação do paciente.

Esperamos que tenha gostado desta matéria, o nosso muito obrigado e até a próxima!